Morro de São Paulo é um Paraíso Tropical situado no extremo norte da Ilha de Tinharé no sul da Bahia, caracteriza-se por uma atmosfera sofisticada e aconchegante que une boa infra-estrutura com charme de uma ilha com mais de 40 km de praias e coqueirais. Somada a exuberante paisagem, o lugar conta com várias atrações históricas como a Fortaleza do séc XVIII, a Fonte Grande, o Farol e a Igreja Nossa Senhora da Luz.Morro atende a todos os gostos: a primeira praia, com suas ondas, possibilita a prática de esportes náuticos, a Segunda, mais badalada, tornou-se ponto de encontro, na Terceira começa a tranqüilidade... a Quarta praia destaca-se pelas piscinas naturais em meio aos corais e quilômetros de praias virgens.

Após a chegada no Morro e a passagem pelo Portaló (um dos cartões postais do Morro), o caminho da esquerda leva às ruínas históricas do Forte (construído no século XVIII), subindo-se à direita encontra-se a Igreja Nossa Senhora da Luz. Neste ponto, pode-se seguir em frente em direção a vila ou subir pela esquerda para o Farol, de onde se tem uma vista belíssima das praias do Morro, além da maior Tiroleza do Brasil.

A Vila

A vila de Morro de São Paulo é um lugar simples com apenas 2 ruas principais. A Rua Caminho da Praia e a Rua da Fonte Grande. Na vila encontra-se muitas lojas, pousadas, supermercados, bares, restaurantes e também um caixa-eletrônico (Banco do Brasil). A noite começa invariavelmente na rua principal da vila. É aqui onde todos se encontram depois do pôr do sol.Andando nesta rua para cima e para baixo, é possível encontrar quase todas as pessoas que estão curtindo a ilha, jantando, bebendo, fazendo compras..etc.

A feira de artesanato da praça principal é uma atração que vale a visita. Pode se encontrar desde pratas, bijuterias coloridas, roupas artesanais a trabalhos com materiais reciclados, como objetos de decoração. As lojas da rua principal oferecem de tudo, souvenirs, roupas e acessórios para praia, e também objetos artesanais e decorativos.

Da vila também saem Caminhadas Ecológicas que passam pela Fonte do Céu, pela Gamboa e na volta, pela praia, uma paradinha para aproveitar o Banho de Argila na Falésia.
sobe

1ª Praia

A 1a praia também conhecida como prainha, possui uma extensão de 300 metros, é uma praia pequena de águas tranquilas e cristalinas, também possui uma parte de corais com o nome de Pedra do Moleque que é o melhor lugar em Morro para quem gosta de surfar, principalmente nos meses de inverno. Considerada a praia dos veranistas, por ser repleta de casas de veraneio, ela é excelente para quem quer estar em família ou para praticar esportes. Na primeira praia acontece a chegada da Tiroleza, as saídas de Banana Boat e o 'batismo' para mergulhadores iniciantes.
sobe

2ª Praia

A 2a praia e considerada o ponto do encontro do Morro porque durante o dia é o cenario da curtição, muita gente bonita, várias barracas de praia para todos os tipos e gostos. Por ser toda fechada por corais, possui águas tranquilas que quando à mare baixa se transformam em piscinas naturais de águas mornas cheias de peixes coloridos, ótimo para mergulhar. Também é a praia dos agitos pois de dia há aulas de dança e capoeira a beira mar e vários esportes como volei de praia, futvolei, futebol de areia e principalmente frescobol. A noite é onde os turistas se reunem para azarar e dançar ao som das festas da praia.
sobe

3ª Praia

A 3ª praia ou praia do Caíta, que fica logo após a segunda virando a 'esquina' na Ilha da Saudade, tem a extensão de 800 metros, ótima para nadar, mergulhar e praticar remo com caiaque, é um bom lugar para passar com a família pois possui a maior concentração de barracas e restaurantes de mariscos e comidas típicas, é constítuida de 2 partes a primeira, é a do agito, com várias barracas de praia e a segunda parte a mais tranquila, pois não tem nenhuma barraca, ideal para relaxar e/ou ler um livro. Em frente a terceira praia situa-se a Ilha do Caitá, uma ilhota rodeada por uma grande barreira de corais e com um único coqueiro ao centro, um dica é remar até ela em um dos caiaques.
sobe

4ª Praia

A 4ª praia ou praia das piscinas possui esse nome por ser toda constítuida de piscinas naturais de águas calmas e cristalinas da cor de um azul céu espetacular, possui somente algumas barracas de praia e pousadas que se encontram bem espalhadas por toda a sua extensão. Ideal para descansar, ótima para praticar mergulho de snorkel e inclusive fazer topless. Outras opção é alugar um cavalo e fazer um passeio pelos 4000 metros de extensão da praia.
sobe

Praia do Encanto

A 5ª praia ou Praia do Encanto é encontrada andando-se um pouco mais, além da quarta praia, passando por um manguezal e cruzando um pequeno riozinho. No vaivém das marés, a Praia do Encanto fica pontilhada por piscinas naturais formadas por arrecifes. É um convite para o mergulho nas águas quentes, limpas, cheias de peixinhos e corais coloridos.


sobe